sexta-feira, 22 de julho de 2011

Expressões que não ouvimos mais

Olha só, estava pensando hoje em algumas expressões que não dizemos, nem ouvimos mais.


Formatar o disquete
Acho que pouquíssimas pessoas ainda formatam disquete. Esses dias quando estava jogando tranqueiras fora, achei umas caixinhas com disquetes dentro. Não tinha a mínima idéia do que havia neles, e fiquei sem saber mesmo ... enfiar esses disquetes aonde? Cortei aquele disquinho de dentro e mandei para o lixo. E aquele disquete de 5”1/4? Nem cheguei a usar um desse. Tinha o barulhinho quando se inseria o disquete no drive: primeiro fazia um tum e depois um plec.



Rebobinar a fita
Era o terror das videolocadoras!! Elas até cobravam uma multa para quem não rebobinasse!! E como demorava o negócio...ficava um tempão fazendo aquele barulhinho (zuuummmmm) dentro do videocassete...e se a fita enrolava lá dentro (fazia esse barulho: zuuuummmmslkgehflskyt)?! Ah, e o must have era o videocassete de 4 cabeças. E programar para gravar? Era uma tarefa para poucos: eu sempre programava para gravar em EP porque aí a fita de 2 horas ficava com 4...ou 6, sei lá!! Fazia muito isso, trocentos clips de New Kids on the Block em uma fita só.


Rodar a prova
Quando estudava o primário, a coisa mais legal era quando a tia (e não professora) chamava para ajudá-la a rodar a prova no mimeógrafo. Todo mundo ficava doidão com aquele cheiro de álcool...e aquela folha quentinha que saía? E a tiazinha tinha de escrever toda a atividade em um papel estêncil antes. E tinha aquele barulhinho quando se rodava a manivela do mimeógrafo: tlec, tlec, tlec...


Desocupar a linha do telefone para usar a internet
Navegar na infernet enquanto fala ao telefone? Impossível alguns anos atrás! A não ser que tivesse duas linhas telefônicas na sua casa. Tinha de esperar até depois da meia-noite para pagar só um pulso. Sábado e domingo era a festa, só um pulso o dia inteiro! Mas o que é inesquecível é o barulhinho do modem: tuim, tuim, tuim, tuim, tuim (o modem discando) e depois vinha o, o, o, o...olha essa onomatopeia eu não sei fazer, clica aqui e ouve!



Se lembrarem de mais alguma, gritem (AAAhhhhh!).

Beijos e espirros onomatopeicos para todos SMACK!! ATCHIM!!!


A rinite atacou hoje...


2 comentários: