quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bon Odori

Nos dias 19, 20 e 21 de agosto vai acontecer a edição 2011 do Bon Odori na AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira) de Campo Grande, lá na saída para Três Lagoas.

Adoro o Bon Odori, vou todos os anos e danço todas as músicas. Muita gente que vai lá não sabe muito bem o significado, acha que é um “carnaval de japonês”. Mas tem toda uma cultura e religião por trás. Dá só uma olhada:

O que é?

Bon significa finados e Odori, dança. É uma celebração de origem Budista para homenagear as almas dos antepassados com danças tradicionais e alegres. No Japão, acontece entre julho e agosto. O povo japonês tem um respeito muito grande pelos seus antepassados, e isso é admirável. Mesmo aqui no Brasil, na maioria das  casas de famílias japonesas, há um butsudan –  um oratório com as fotos e nomes de todos os que já se foram – e um lugar para acender incenso (agora tem um incenso que não faz fumaça e não tem cheiro...meu nariz, meus pulmões e minhas lentes de contato agradecem).

Como é?

São danças em grupo com uma coreografia específica para cada música. Sempre há um grupo que sabe todas elas, aí é só seguir no embalo e tentar fazer igual.

Que tipo de música toca?

São músicas tradicionais, sempre acompanhadas de taikô (tambor japonês). Mas nos últimos anos, houve uma invasão de músicas mais modernas, com coreografias saltitantes que, sinceramente, acho horríveis (se minha sobrinha ler isso, vai me tacar pedras...kkkkkk).

Vamos prestigiar o evento!

Beijos, sushis e tempurás para todos! 

踊ろうよ - Odorou yo ( Vamos dançar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário