segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Banda BEGIN

Já disse isso e vou repetir: de todas as bandas que gosto, o BEGIN estava em último lugar na lista das que eu achava que um dia, veria ao vivo. Pois bem, é não é que eles vieram para Campo Grande?!

BEGIN (tudo com maiúscula mesmo) é a principal referência da música okinawana. Mistura o tradicional com o pop moderno, guitarras com sanshin (instrumento típico de Okinawa). Seus integrantes são: Heisho Higa, Masaru Shimabukuro e Hitochi Uechi. Os três são amigos desde criança, tomaram rumos diferentes na faculdade e, um dia se juntaram para tocar em uma festa. Nascia aí o BEGIN (ビギン).

Descobri que eles viriam ao Brasil por acaso, fuçando na infernet (sempre ela). A visita em questão se deve ao fato de estarem gravando um documentário sobre os descendentes de Okinawa aqui na nossa terrinha. São Paulo e Campo Grande foram as escolhidas por terem uma grande colônia de descendentes por aqui.

Chegaram em CG City dia 8 de Novembro, visitaram algumas famílias mais antigas, foram à Feira Central e outros pontos turísticos. Mas o melhor de tudo foi a palhinha que deram na Associação Okinawa: cantaram quatro músicas! E eu pude ver tudo de perto, tirar foto, filmar, pegar autógrafo. Nossa, foi muito bom! Deu para cumprimentar todos...dava para ter dito muita coisa para eles. Mas quem disse que minha língua destravou para falar japonês?! Nem um enrolation básico saiu!  Cruel, cruel, cruel...

Uechi-san, Higa-san e Shimabukuro-san na Associação Okinawa de Campo Grande.
Nesse último sábado, eles fizeram um show em São Paulo. Foi o encerramento dos festejos de 85 anos da Associação Okinawa Kenjin do Brasil. Queria muito ter estado lá também!

A música deles que mais amo, Shimanchu nu Takara, eu já comentei aqui. Vou deixar outros vídeos para que vocês conheçam um pouco mais dessa sensacional banda da terra de meus avós!

Sanshin no Hana - A letra é emocionante, ela fala sobre o tempo em que o avô tocava sanshin


Kariyushi no Yoru - Sobre uma noite de festividades entre amigos, familiares.


Ojii Jiman no Orion Beer - Orion é uma marca famosa de cerveja por lá!


Ichariba Ohana - Sabe o Stitch de Lilo & Stitch? Então, a Disney, em parceria com a produtora japonesa de animação Madhouse fez uma série de desenhos estilo anime com o bichinho, tendo a ilha de Okinawa como cenário. E ao invés da havaiana Lilo, é uma menininha okinawana, a Yuna. É uma graça! E o BEGIN fez a música de abertura e encerramento. Essa é a abertura.



ニフェデビル、ビギン

Nifee Debiru, BEGIN (Obrigada, BEGIN - no dialeto de Okinawa)

Beijos e sata andagi (isso é uma comida, clique aqui para saber o que é) para todos! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário