quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Séries de heróis japoneses


Pois é... lá pelos idos de 1988 apareceram algumas séries de heróis japoneses na extinta TV Manchete. Todo final de tarde, eu sempre estava na frente da TV, comendo pão com mortadela e assistindo os carinhas nipônicos baterem em todo mundo.

Fui descobrir esses tempos que o nome desse tipo de programa é tokusatsu, que significa “filme de efeitos especiais”. Claro que hoje em dia, esses efeitos já não são tão especiais, mas na época era o máximo!

Eu acompanhei dois dessa leva de seriados: Jaspion e Changeman.

Jaspion

Jaspion era um menino que sobreviveu a uma queda de nave espacial em outro planeta. É criado pelo profeta Edin para combater o mal por todas as galáxias. Um dia, vem parar aqui na Terra para livrar os pobres seres humanos da ameaça de Satan Goss – uma espécie de projeto de Darth Vader, e líder do Império dos Monstros – e de toda uma turminha do mal que incluía seres alienígenas, bruxas intergalácticas e até o filho do Satan Goss, o MacGaren.

Ele tinha duas ajudantes, a Anri – uma androide apaixonada por ele – e uma etezinha chamada Miya. Lá pelas tantas, descobre-se que a única maneira de derrotar o tio Satan Goss é encontrar todas as crianças irradiadas pela luz do pássaro dourado. O Jaspion tinha de juntar toda a galera para que o passarinho dourado aparecesse e desse uma bicuda no DarthVader deles.

Ah, e toda vez que um monstrengo era derrotado, o tio Satan transformava os restos em um monstrão gigante. Então, o Jaspion entrava dentro de um robozão chamado Daileon e derrotada de vez o inimigo.

Hikaru Kurosaki, o ator que interpretou o Jaspion, é agora instrutor de mergulho lá em Okinawa. Quem sabe minha mãe o encontra por lá e pede um autógrafo para mim...kkkkkk



Changeman

Aqui eram cinco jovens que foram agraciados com super poderes pela Força Terrestre. Cada um era um Change-alguma coisa:

Tsurugi – Change Dragon, o líder do grupo;
Hayate – Change Grifon, era o galã;
Ozora – Change Pégasus, meio abobalhado;
Sayaka – Change Mermaid, o cérebro da turma;
Mai – Change Fênix, a nervosinha.

Tinha toda uma coreografia para a transformação deles em seus respectivos Changes. Eu imitava tudo!

Os vilões eram um capítulo à parte:
O chefão era o Senhor Bazoo, um ser grandão que tinha só a cabeça, tronco e umas perninhas que sempre estavam levantadas...sei lá se eram perninhas, tentáculos ou qualquer outra coisa!

O Pirata Espacial Bubba, cujo dublador deve ser o mesmo que fez o Sr.Barriga do Chaves.

A Shima era uma mulher com voz de homem.

Tinha os Soldados Hidler, que eu entendia Soldados Hitlers. Uma prima minha dizia Soldados Inglers.

Mas o mais legal era o Gyodai! Sempre que os Changeman derrotavam o monstrengo com a Poderosa Bazuca, ele transformava os restos (tal qual no Jaspion) em um monstro gigantão. 



Esses dias bateu saudade e assisti alguns episódios no youtubo. Bom demais! Só faltou o pão com mortadela!

Beijos e pássaros dourados para todos!

Eu gostava dessa blusa pink e legging preta da Mai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário