sexta-feira, 13 de julho de 2012

As Histórias Preferidas das Crianças Japonesas

Já faz um tempinho que comprei esses dois livros: As Histórias Preferidas das Crianças Japonesas, volumes 1 e 2 (Editora JBC). É que nem meu DVD "Sonhos" do Akira Kurosawa: não quero nem que respirem perto deles!


É uma edição bilíngue Português/ Japonês e, segundo a capa dos livros, um "sucesso de vendas no Japão e nos Estados Unidos". As histórias foram compiladas por Florence Sadake e ilustrações de Yoshisuke Kurosaki (vol.1) e  Yoshio Hayashi (vol.2). Ilustrações essas que são um caso à parte: lindas demais! Não entendo de técnicas de desenho, mas me parece que foram feitas com aquarela.

O volume 1 tem vinte historinhas, dentre elas Momotaro, que foi a primeira história japonesa que ouvi quando criança. Nunca havia visto ela por escrito, então foi apaixonante poder ler e saber de detalhes que não conhecia.


Ah, sim...sobre a história. Um casal de velhinhos encontra um pêssego gigante, dentro dele surge um menino que eles chamam de Momotaro (momo = pêssego, taro = menino). Quando o menino cresce, vai lutar contra os ogros para salvar a vila. No blog Entre as Nuvens há um post muito bom sobre essa história.

No volume 2, podemos encontrar a lenda de Urashima Taro e também da origem do Tanabata Matsuri. Em ambos os livros há histórias de texugos mágicos, tengus (ser mitológico), pessoas que querem dar aquele jeitinho para se sair bem, mas que se ferram no final e aprendem a lição

Todas as histórias trazem uma mensagem de coragem, sabedoria, bondade... coisas difíceis de se encontrar em historinhas para crianças.

Em várias historinhas, o moti (bolinhos de arroz) é citado. Não gosto muito, mas sempre que leio, me dá uma vontade louca de comer. Principalmente em "Estátuas Agradecidas", onde as estátuas de deuses deixam um moti gigante na porta da casa de um casal de velhinhos.


Pronto, deu vontade...onde vou arranjar moti agora?!

Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário