Moro em Campo Grande , Mato Grosso do SUL. E, aqui na cidade, temos a terceira maior colônia de descendentes da ilha de Okinawa (Japão) do Brasil. Dentre os vários costumes trazidos para cá, o principal é o sobá.
O sobá é feito com caldo de carne, macarrão, pedaços de carne bovina ou suína, cebolinha e omelete em tirinhas. O caldo não é um caldo qualquer: leva-se um bom tempo no fogo com os ossos da carne e depois coado. O macarrão também não é um macarrão qualquer, é um tipo próprio para a iguaria, feito de trigo e ovos.
Delícia de sobá!!!! |
Conta a história que na década de 50, os imigrantes comiam esse prato atrás de cortinas na feira livre da cidade, longe da vista dos compradores. Porém, a curiosidade das pessoas levou ao inicio da venda do sobá. Seu sabor conquistou a todos, bem como sua peculiar maneira de degustar: fazendo barulho para sorver o macarrão e para tomar o caldo depois.
Tornou-se famoso na cidade. Todo campo-grandense que se preze já foi até a feirona tomar sobá. Ano passado, virou patrimônio imaterial da cidade. Ganhou um monumento na entrada da feira e há seis anos acontece o Festival do Sobá, onde tem até um concurso do maior comilão desse prato típico japonês (mas com uma pitada brasileira).
![]() |
Monumento na entrada da Feira Central (foto de João Garrigó para o Campo Grande News) |
Além das várias barracas na feira que vendem o sobá, podemos encontrar também diversas sobarias espalhadas pela cidade. As fotos que coloquei aqui são da Sobaria Tomodachi, um dos melhores sobás de Campo Grande.
Beijos para todos!!