sexta-feira, 23 de março de 2012

Vamos alí tomar um sobá?

Moro em Campo Grande, Mato Grosso do SUL. E, aqui na cidade, temos a terceira maior colônia de descendentes da ilha de Okinawa (Japão) do Brasil. Dentre os vários costumes trazidos para cá, o principal é o sobá.

O sobá é feito com caldo de carne, macarrão, pedaços de carne bovina ou suína, cebolinha e omelete em tirinhas. O caldo não é um caldo qualquer: leva-se um bom tempo no fogo com os ossos da carne e depois coado. O macarrão também não é um macarrão qualquer, é um tipo próprio para a iguaria, feito de trigo e ovos.

Delícia de sobá!!!!
Conta a história que na década de 50, os imigrantes comiam esse prato atrás de cortinas na feira livre da cidade, longe da vista dos compradores. Porém, a curiosidade das pessoas levou ao inicio da venda do sobá. Seu sabor conquistou a todos, bem como sua peculiar maneira de degustar: fazendo barulho para sorver o macarrão e para tomar o caldo depois.

Tornou-se famoso na cidade. Todo campo-grandense que se preze já foi até a feirona tomar sobá. Ano passado, virou patrimônio imaterial da cidade. Ganhou um monumento na entrada da feira e há seis anos acontece o Festival do Sobá, onde tem até um concurso do maior comilão desse prato típico japonês (mas com uma pitada brasileira).

Monumento na entrada da Feira Central
(foto de João Garrigó para o Campo Grande News)
Além das várias barracas na feira que vendem o sobá, podemos encontrar também diversas sobarias espalhadas pela cidade. As fotos que coloquei aqui são da Sobaria Tomodachi, um dos melhores sobás de Campo Grande.


Se passar por Campo Grande, não esqueça de provar o sobá! Ah, sim: não, eu não sei fazer! Não, minha mãe também não sabe fazer! 

Beijos para todos!! 

3 comentários:

  1. Oi Dani, e sim eu sei fazer ;) . E quem é que não gosta de sobá? :D Adoroo Bjin

    ResponderExcluir
  2. Dani qdo vir na Sobaria Tomodachi aki perto me avisa ;)

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Ilty Maria! É pertinho da sua casa! Vamos combinar qq dia!
    Bjos!!

    ResponderExcluir