sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dobra, dobra, dobra!

Adoro origami! Mas não é sempre que faço, tenho umas fases em que estou completamente sem vontade e outras em que dobro loucamente. Estou nessa última agora. 

Animais não são minhas formas favoritas. As que mais gosto são as flores, caixinhas e kusudama (várias pecinhas encaixadas, formando uma "bola"). 


Mas hoje quero falar dos origamis mais lindos na minha opinião: as rosa Kawasaki e Yoshizawa. Elas levam o nome de seus criadores, os mestres origamistas Toshikazu Kawasaki e Akira Yoshizawa. Não são dobraduras para iniciantes: sair da forma 2D (plana) para a 3D é algo um pouco complexo. 

Toshikazu Kawasaki em um workshop. (www.origami-kunst.de)

Yoshizawa e outras de suas criações. (www.nytimes.com)

A Yoshizawa é um pouco mais simples, mas não menos bonita. Diferencia-se da Kawasaki por ter uma espécie de "torcidinho" no meio.

Estão vendo o "torcidinho" alí?

A Kawasaki já se parece mais com uma rosa real. Um pouco mais trabalhosa de se fazer. Eu demoro aproximadamente uns 15-20 minutos para fazer uma. 

Lindas, não?
Há vários diagramas (passo-a-passo) espalhados pela infernet, mas foi somente com o vídeo desse japonesinho que eu consegui fazê-la perfeitamente! O irmãozinho dele querendo aparecer é muito fofo!


Escrevi um artigo sobre origami para o site da Associação Nipo Brasileira da minha cidade (Campo Grande-MS). Para ler, clique aqui.

Beijos e papéis coloridos para todos!


2 comentários: