quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Andei lendo: O Espetáculo Mais Triste da Terra

Um grande e trágico incêndio aconteceu em 17 de dezembro de 1961 em Niterói. Circo lotado, mais de 3 mil pessoas e, em questão de minutos, tudo foi tomado pelo fogo. Resultado da tragédia: mais de 500 mortos, um número incontável de feridos. Muitas crianças no meio disso tudo. Uma história real.

www.companhiadasletras.com.br

Quando li a resenha de "O Espetáculo Mais Triste da Terra" (de Mauro Ventura, Ed. Cia das Letras), fiquei espantada: como é que eu nunca tinha ouvido falar dessa história? Coisas dessa magnitude normalmente são lembradas em reportagens de TV, revistas ou jornais. Mas sobre esse acontecimento...nada!

E não foi um acidente restrito apenas ao Brasil: a ajuda veio de diversas partes do mundo, Argentina, EUA, Itália, todos colaboraram enviando médicos, medicamentos, dinheiro.

Comprei o livro. Comecei a ler, e cada vez mais me impressionava com os fatos: hospital em greve recusando pacientes (pois é, já naquela época), marginais saqueando os pertences dos mortos (também, já naquela época), pessoas sem capacitação que atendiam os feridos (olha só, já naquela época). Mas havia também  lado solidário: médicos que passaram dias sem voltar para casa atendendo os queimados, voluntários que ajudavam com o que podiam. E, depois disso tudo, a cirurgia plástica deixou de ser vista como uma frescura de madame para se tornar uma especialidade médica respeitada.

Pessoas mais sensíveis podem não gostar, mas é um livro que vale a pena ser lido. No site da Cia das Letras dá para ler o primeiro capítulo.

E você? Já conhecia essa história?

Beijos e solidadariedade para todos.

4 comentários:

  1. Não conhecia mas é bom para a gente ver que as coisas NÃO mudaram tanto assim no Brasil (infelizmente).

    ResponderExcluir
  2. Esse fato foi lembrado no Linha Direta Justiça. No youtube dá para assistir:
    http://www.youtube.com/watch?v=RRu0y-ndIyM
    Ah! Há alguma relação dessa história com a do profeta Gentileza tbm...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Alice! Não sabia que o Linha Direta tinha feito esse episódio. Vou assistir...o negócio é que eu fiquei muito impressionada com a história...talvez seja melhor não assistir...

      Sobre o profeta Gentileza já tinha ouvido falar vagamente, mas tb não tinha a mínima idéia que a história dele estava ligada com a do circo...no livro conta toda a trajetória dele.

      Excluir