sexta-feira, 22 de junho de 2012

Os Caçadores de Cabeça do Amazonas

Hoje assisti a um documentário no Nat Geo muito interessante: Search for the Amazon Headshrinkers (ou como colocaram o título em português Os Caçadores de Cabeças do Amazonas).


Já tinha ouvido falar uma coisa ou outra sobre esse negócio de encolher cabeças, mas imaginava ser coisa de magia negra, ou algo do tipo. Jamais pensaria que fosse algo mais, como diria, palpável, sei lá!

O pesquisador Piers Gibbon, resolve desvendar todo esse mistério de cabeças encolhidas após assistir a um vídeo feito por um outro pesquisador na década de 60. As filmagens registravam uma tribo indígena na Amazônia Equatoriana, fazendo esse macabro ritual de encolher a cabeça de um inimigo.

Gibbon foi atrás de várias pistas que o levaram ao exato local onde tudo aconteceu: a tribo Shuar. Conversou com conhecidos das pessoas que apareciam no filme, e todos comprovaram a veracidade de tudo o que era mostrado.

As imagens do vídeo são um pouco chocantes: com uma cabeça decepada, eles tiram o crânio, deixando só a pele, botam para secar no sol, colocam um enchimento e vão encolhendo e dando forma ao rosto até ficar pequenininho. O mais interessante, é que os habitantes da tribo falam com tranquilidade sobre o assunto, alguns até orgulhosos, dizendo que uma tsantsa (a cabeça encolhida) é bonita de se ver (?!)

Gibbon  com o intérprete e um habitante da tribo Shuar.http://channel.nationalgeographic.com
Dá para ver um preview do documentário no site do Nat Geo.

É cada coisa que a gente descobre...

Bjos!




2 comentários:

  1. Adoro documentários! Super fiquei curiosa pra assistir esse.

    Mas dá um medinho. O.o

    ResponderExcluir
  2. É muito bom, Andrea! Minha mãe ficou com um pouco de medo tb! rsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir